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Pesquisa

É possível realizar pesquisas por equipes, membro de equipes, mês e ano. Selecione os dados desejados e clique no botão Filtrar.

 

Gráfico

O gráfico mostrará o resultado do filtro. Nele serão mostrados as atividades que são representadas por cores. As cores estão mostradas nas legendas.

Ainda serão mostrados os totais de horas mensais levando em consideração as férias (as férias são lançadas no mês subsequente às elas), do membro da equipe e os totais de horas de atividades executadas.

É possível fazer download do gráfico clicando. Basta posicionar o mouse sobre o ícone ☰ (menu) e clicar no ícone de download.

 

O Detalhamento

O Grid mostrará o código da atividade executada no sistema, além disse irá mostrar qual foi a atividade (Atendimento, Análise, Desenvolvimento, Reunião, Teste, Outros ou se é ainda uma atividade Pendente). Trará o título dessa atividade, bem como as datas de início e término. Tão importante quando quem fez o sistema mostrará quem solicitou a atividade (Product Owner), o tempo estimado e o tempo executado da atividade sem esquecer qual o tipo da atividade (quando atendimento, incidente, mudança, problema, etc ou quando desenvolvimento, erro, nova funcionalidade, melhoria, etc.).

Vale ressaltar que um item de backlog pode por  diversos motivos ser compartilhado entre programadores. Nesse caso a coluna tempo executado trará as duas informações de horas, sendo a primeira hora a do membro selecionado e entre parênteses as horas total do item de backlog. Ex: 00:37 / (00:47).

Ainda é importante deixar claro que no caso de itens de backlog compartilhados, caso haja um tempo estimado maior que o tempo executado e essa atividade não estiver concluída, essa atividade será mostrada como pendente.

Quando é feito o cálculo?

Os cálculos do sistema ocorrem no momento da pesquisa, para que não ocorra problemas com dados armazenados em banco de dados e a exibição seja o mais fiel possível aos dados.

 

Etapas do cálculo

  • São recuperadas todas as movimentações de backlogs ou atendimentos do usuário dentro do mês selecionado.
  • Se o movimento tiver tempo de execução direto informado ele é adicionado às horas de desenvolvimento.
  • Se o backlog ainda não teve movimentação é resgatada a hora prevista e adicionada ao tempo pendente.
  • Se não for nenhum dos dois casos anteriores será feito uma verificação, que passa por todos os movimentos do backlog. Nesta verificação é levado em conta se o movimento foi pausado¹, se o backlog está finalizado² e em caso nenhuma das condições anteriores seja encontrada é considerado o tempo de resolução previsto³.
    • ¹ é feito um cálculo da hora de início da execução até a hora de pausa. Existem algumas variáveis consideradas no cálculo:
      • Se a data de início foi antes do mês atual e a data de pause é dentro do mês atual, é considerado como data de início o primeiro útil do mês com o horário de entrada do usuário.
      • Se a data de início for antes do almoço e a data de pausa for depois do almoço é descontado tempo do horário de almoço.
    • ² é feito um cálculo da hora de início da execução até a hora de finalização do backlog, as variáveis do primeiro item também são consideradas aqui. Com o acréscimo da seguinte variável:
      • Se a data de finalização do backlog for depois do último dia do mês atual é considerado o último dia útil do mês atual com a hora de saída do usuário.
    • ³ é feito um cálculo da hora de início da execução até a hora de finalização atual, as variáveis do primeiro e segundo item se aplicam a este item.
  • Caso o backlog seja de teste, estes tempos serão adicionados aos tempos de teste do relatório
  • Caso o backlog ainda não tenha sido finalizado, sua classificação será sempre PENDENTE. E o tempo já desenvolvido seja descontado na demonstração do relatório.
  • Serão exibidos dois tempos executados caso o atendimento ou backlog tenha movimentação de 2 ou mais usuários, onde o tempo à esquerda é o tempo do usuário que esta sendo buscado no relatório e o segundo que será exibido entre parênteses representa o total de horas do backlog/atendimento (incluindo outros usuários).

 

 

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Alex Ortelan

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