Conteúdo

O que é?

KPI é uma sigla derivada de uma expressão do idioma inglês: Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance). Sua função é gerar uma métrica para avaliação com base nos dados coletados, para verificar a qualidade do serviço proposto.

Cálculo retenção de chamados

  • São recuperados os atendimentos do usuário finalizados do início do mês corrente até o dia corrente.
  • Percorre cada movimento do chamado verificando se o atendimento foi escalado para outro usuário em algum momento. Isso faz com que esse chamado seja considerado não retido.
  • Também é feita a verificação se o chamado foi enviado para programação. Caso ele tenha sido enviado à programação o chamado retorna para a contagem de retidos, pois não era um problema solucionável no suporte.
  • Obs. Chamados encaminhados não retiram % de retido.

 

Cálculo ANS

O cálculo de ans considera todos os atendimentos do usuário no período e se a resolução do problema foi efetuada dentro do tempo proposto.

Informações sobre ans podem ser encontradas em: Sobre ANS | Fiorilli Software | Ajuda ao usuário

 

Cálculo avaliação

O cálculo de avaliação considera todas as notas atribuídas a atendimentos finalizados pelo usuário no período em questão.

 

Cálculo reincidência

O cálculo de reincidência é feito com base na quantidade de atendimentos do usuários que foram classificados como reincidentes vs quantidade total de atendimentos.

 

Cálculo preenchimento de chamado

  • São recuperados os atendimentos do usuário finalizados do início do mês corrente até o dia corrente.
  • É feita a verificação do preenchimento da mensagem inserida na finalização do atendimento caso algum item da verificação seja satisfeito o atendimento é considerado como não preenchido. As verificações são:
    • Se a mensagem está vazia
    • Se a mensagem tem menos que 15 caracteres
    • Se cada letra da mensagem é repetida em mais de 60% do total de letras(para evitar aaaaaaaa)
    • Se cada palavra da mensagem é repetida em mais de 60% do total de palavras (para evitar abc, abc).
  • Também é considerado nesse cálculo o preenchimento dos dados na abertura do atendimento, para este caso a regra é única:
    • Deve ser preenchido até 2* a quantidade de caracteres do template importado.

 

Cálculo timespent

  • É verificado no cadastro do usuário o total de horas diárias.
  • Percorre do primeiro dia do mês atual até o dia corrente, verificando se o dia é feriado, se o usuário esteve de férias nesse período ou se não faz parte da jornada do usuário, caso satisfaça alguma destas condições ele não é contabilizado no total de dias.
  • Multiplica-se o total de horas diárias pela quantidade de dias contabilizados.
  • São buscados os movimentos do usuário neste período e somado o total de horas, após somar é multiplicado pelo total de dias contabilizados.
  • O total do cálculo acima é dividido pelo total do primeiro cálculo, resultando no percentual de timespent cumprido.

 

Este artigo foi útil para você?

Alex Ortelan

Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.