Entendendo gráficos (Burndown)
O que é?
Os gráficos burndown são usados para prever a probabilidade da sua equipe de concluir o trabalho no tempo disponível. Eles também são ótimos para manter a equipe ciente de qualquer deslizamento de escopo que ocorrer.
Os gráficos burndown são úteis porque fornecem insight sobre como a equipe trabalha. Por exemplo:
- Se você percebe que a equipe finaliza o trabalho mais cedo com frequência, pode ser um sinal de que não estão se comprometendo com a quantidade de trabalho suficiente durante o planejamento de sprint.
- Se eles perdem a previsão consistentemente, isso pode ser sinal de que estão se comprometendo a fazer muito trabalho.
- Se o gráfico burndown mostrar uma queda acentuada durante o sprint, isso poderá ser um sinal de que o trabalho não foi estimado adequadamente ou que não foi dividido corretamente.
Interpretando o gráfico
Um gráfico de burndown para uma iteração concluída, conforme mostrado acima, pode ser lido da seguinte forma
Eixo x
Cronograma do projeto/iteração. A unidade do eixo x.
Eixo y
O trabalho que precisa ser concluído para o projeto. As estimativas de ponto de tempo ou história para o trabalho restante serão representadas por este eixo. A unidade do eixo y pode ser em dias, horas ou pontos de estórias.
Linha de trabalho restante ideal
Esta é uma linha reta que conecta o ponto inicial ao ponto final. No ponto inicial, a linha ideal mostra a soma das estimativas para todas as tarefas que precisam ser concluídas. No ponto final, a linha intercepta o eixo x, mostrando que não há trabalho a ser concluído. Essa linha é um cálculo matemático baseado em estimativas, e as estimativas têm mais probabilidade de estar erradas do que o real.
Linha de trabalhado restante real
Esta linha mostra o trabalho restante real. No ponto inicial, o trabalho restante real é o mesmo que o trabalho restante ideal, mas à medida que o tempo avança, a linha de trabalho real flutua acima e abaixo da linha ideal, dependendo da diferença entre as estimativas e a eficiência da equipe. Em geral, um novo ponto é adicionado a essa linha a cada dia do projeto. A cada dia, a soma das estimativas de ponto de tempo ou história para o trabalho que foi concluído recentemente é subtraída do último ponto na linha para determinar o próximo ponto.